A arte de Conversar

by 07:28 0 comentários

Quando pesquisares o significado do verbo conversar encontrará muitas respostas e significados. Conversar pode ser o ato de discutir com alguém, trocar ideias, discursar, falar comunicar, ou então, num sentido mais comum, típico da safadeza e dos espertos que a vida nos apresenta pode significar “trollar” alguém, passar a conversa...

A roda de conversa nos foi deixada como herança pelos nossos antepassados, e independente do assunto em pauta podem ser muito produtivas. Eu especialmente adoro uma roda de conversa que tenha chimarrão, pipoca, bolo frito do tipo “calça virada” ou “bolinho de chuva” bem no estilo gaúcho... Vem da infância a arte de sentar ao redor do fogão à lenha para “prosear” com a família. Pausa para o café também vira roda de conversa.
Mas o que eu tenho pensado ultimamente é sobre o teor das conversas que ouço por ai e confesso que tenho ouvido muita conversa sem fundamento.

Conversa sem fundamento: Os parceiros da vida acadêmica entendem muito bem sobre o que significa “fundamentar” uma fala. Na escrita de textos: um artigo, um TCC ou monografia que seja a fundamentação teórica é o que faz daquela escrita algo verídico, amparado por outros que já pensaram naquele assunto, fundamentar um texto é conversar com outros autores. Quer comprovar que o você escreve é verdade? Chama um autor para conversar com teu texto.
Conversar abre a mente para novas ideias, amplia os horizontes da sabedoria. Mas e no dia a dia, no face a face, como fundamentar nossas falas, nossas conversas?
A quem interessa o que compartilhamos nas redes sociais e a quem interessa aquilo que publicamos na nossa timeline?
Será que quando você curte algo que alguém posta é porque está fundamentando aquilo que a pessoa compartilha?

Que aprendizado temos tirado das nossas conversas no mundo real ou online, ou será que a vida que temos  online não é real?




CAFÉ NO PC.

Autora

Professora. Concurseira. Apaixonada por livros, computadores e Games. Escreve crônicas, poesias e textos de opinião.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha!