Falando Sobre Tecnologias Assistivas

by 18:12 0 comentários
UNIDADE I - BUSCA AO TESOURO


- Falando de  Tecnologias Assistivas.
 O tópico de hoje no blog está relacionado às tecnologias assistivas no ambiente de trabalho. A escola é um  local que deve atender adequadamente as necessidades dos estudantes, principalmente aqueles que possuem alguma deficiência. Como trabalho em uma instituição de ensino federal, percebo muitas iniciativas relacionadas à acessibilidade que são potencializadas pela Coordenação de Ações e Inclusivas e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) que  faço parte. Dentre as tecnologias assistivas identificadas na instituição estão aquelas destinadas à mobilidade física como piso tátil, painel tátil para cegos, rampas e estacionamento para cadeirantes e também banheiro para cadeirantes com barras de apoio. Além disso as portas dos setores possuem identificação em braile.

Os professores possuem apoio do Napne para criação de material didático para os alunos com necessidades especias. Destaco aqui a criação de material em alto relevo que utilizei para ensinar Engenharia de Software a um aluno cego. Este mesmo aluno possui o subsidio do software Dos-vox para utilizar o computador, que faz leitura de tela possibilitando o acesso ao conteúdo trabalho nas aulas.
A instituição está sempre em busca de melhorias, tanto físicas quanto de capacitação dos docentes e demais trabalhadores, inclusive com eventos como seminários e oficinas que ensinam a utilizar softwares educativos para estudantes com necessidades especiais e a criar material didático para estes alunos. A seguir algumas imagens que representam a utilização de Tecnologias Assistivas na instituição.


Parte de Equipe do NAPNE em Evento de Ações Inclusivas.

Auditório com rampa de acesso para cadeirantes

Elevador para cadeirantes.

Estacionamento para cadeirantes

Piso Tátil

Rampa de acesso ao refeitório

Exemplo de Classe para cadeirante
Exemplo de material feito pelo NAPNE para ensinar aluno cego.

Dos vox - Leitor de Tela para cegos
Identificação em braile nas portas.

Painel Tátil - braile para cegos

Profª Paola Ponciano

Autora

Professora. Concurseira. Apaixonada por livros, computadores e Games. Escreve crônicas, poesias e textos de opinião.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha!